quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Alimentação x Câncer - Será que existe alguma relação?!

Será que nossas escolhas alimentares tem relação ao aparecimento de um câncer?

 

 Diversos estudos indicam que o aparecimento da doença está relacionado a fatores externos (dieta, tabagismo, sedentarismo) e hereditariedade.

Se nosso organismo está saudável, temos um fator enorme para inibir o desenvolvimento de várias doenças, mas isso não é garantido, pois os fatores hereditários também acabam contribuindo, infelizmente!

Cerca de 35% dos diversos tipos de câncer ocorrem em razão de dietas inadequadas.
Outros fatores, tais como o tabagismo, a obesidade, a ausência de atividade física (sedentarismo) e a exposição a tipos específicos de vírus, bactérias e parasitas.

De acordo com as mais recentes pesquisas, quais as medidas nutricionais e de hábitos cotidianos mais importantes na prevenção do câncer?

* Gordura corporal: manutenção de peso corporal dentro dos limites de normalidade para idade e sexo, evitando principalmente o ganho de peso na região abdominal ao longo da idade adulta

* Atividade física: seja ativo fisicamente, com o equivalente de gasto calórico/dia de uma caminhada diária de pelo menos 30 minutos. Limite hábitos sedentários na sua rotina

 * Alimentos e bebidas com carga calórica elevada: bebidas açucaradas e alimentos com carga calórica elevada devem ser utilizados raramente ou nunca

* Alimentos de origem vegetal: é importante consumir pelo menos cinco porções (média 400 gramas) de hortaliças sem amido e/ou frutas variadas diariamente. Além disso, prefira cereais e farináceos integrais ou pouco processados, e/ou leguminosas no café da manhã, almoço e jantar. Limite o consumo de alimentos muito ricos em amido (ex. batata e mandioca)

* Alimentos de origem animal: consuma carne vermelha em uma média de duas a três porções de 150 gramas por semana, incluindo pouca ou nenhuma quantidade de carne processada.

* Bebidas alcoólicas: se já são utilizadas, o consumo nunca deve ultrapassar duas doses por dia para homens e uma dose para mulheres

* Preservação, processamento e preparo: evite alimentos salgados ou preservados no sal. O consumo de sal não deve ultrapassar seis gramas por dia como meta. Evite consumir produtos de origem desconhecida ou que possam estar contaminados com bactérias ou outros microorganismos que possam prejudicar sua saúde

* Suplementos alimentares: suplementos de qualquer nutriente não devem ser encarados como terapias preventivas do câncer e sim como complementos alimentares para garantia de saúde e regulação do organismo. Sempre consuma estes produtos sob a supervisão de um médico e/ou nutricionista.

 A atividade física regular, o peso adequado, exclusão do tabagismo, e uma dieta mais saudável podem ser capazes de reduzir em cerca de 60% a 70% a incidência de câncer no mundo. É um numero bem alto, não é?"

Sendo assim, os benefícios no estilo de vida, já estão amplamente documentados. A adoção de hábitos saudáveis, incluindo a alimentação, constitui fator de prevenção contra o desenvolvimento da doença. O ideal é estarmos sempre saudáveis para mantermos nosso organismo forte para enfrentar qualquer doença.


2 comentários:

  1. Vejo que preciso mudar muitas coisas na minha alimentação

    ResponderExcluir
  2. Todos nós! Infelizmente não é todo mundo que se preocupa com a saúde.

    ResponderExcluir